Seja um voluntário

 

 

QUAL O PROPÓSITO DO MOVIMENTO ESCOTEIRO ?
Contribuir para que os jovens assumam o seu próprio desenvolvimento, especialmente o do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

É um movimento de jovens com a colaboração de adultos voluntários, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo Fundador Baden-Powell.


COMO POSSO PARTICIPAR ?
O Escotismo conta com trabalho voluntário de adultos com mais de 18 anos, mesmo sem qualquer experiência anterior.

O adulto pode participar atuando em diferentes funções necessárias para o funcionamento de um Grupo Escoteiro.
· Escotista – É o chefe escoteiro, sua atuação é direta com os jovens;
· Dirigente – Atua na administração e apoio de um Grupo Escoteiro;

· Formador – Atua na capacitação de adultos voluntários.


Como Escotista a atuação é direcionada para um dos quatro Ramos do Movimento Escoteiro: o Ramo Lobinho, o Ramo Escoteiro, o Ramo Sênior e o Ramo Pioneiro.

A União dos Escoteiros do Brasil – UEB possui um sistema de treinamento que capacita o adulto a atuar como Escotista, Dirigente ou Formador, sem prejuízo de sua vida profissional ou familiar.


QUAIS OS RAMOS DO ESCOTISMO ?
Crianças de 6 anos e 1/2 a 10 anos que querem descobrir e entender o sentido das coisas. Toda esta fase é desenvolvida em torno do “Livro da Jângal” de Rudyard Kipling, resumido em “Mowgli, O Menino Lobo”, com o objetivo de contribuir no processo de socialização que as crianças dessa idade vivem.
Os jovens de 11 a 14 anos participam do Ramo Escoteiro. É o período de busca novos territórios, aventuras com os amigos, utilizando um sistema de equipes e o encontro com a natureza.
Em seguida, já adolescentes, eles passam para o Ramo Sênior, em que será trabalhada a formação da identidade do jovem. Participam os que têm entre 15 e 17 anos. O principal aspecto neste Ramo é o desafio da auto-realização. Incentivando as atividades aventureiras, de serviço comunitário, sociais e culturais, baseadas em desafios físico, intelectual, social e espiritual.
Finalmente, o Ramo Pioneiro compreende a fase jovem-adulta do Movimento e vai até antes do jovem completar os 21 anos de idade. É quando o jovem busca alcançar a completa autonomia e dá-se ênfase no seu processo de integração com o mundo adulto, privilegiando sobre tudo o serviço à comunidade, como expressão da cidadania.
A motivação que atrai os jovens à ação é : a diversão para o Ramo Lobinho, a aventura para o Ramo Escoteiro, o desafio e a superação para o Ramo Sênior, e o serviço para o Ramo Pioneiro.


O QUE SE ESPERA DE UM CHEFE ESCOTEIRO ?
Simplesmente homens e mulheres de boa vontade, adultos e jovens adultos, que possuam maturidade e equilíbrio pessoal; e que gozem de liberdade para praticar o Escotismo e orientar os jovens; que estejam conscientes de que são responsáveis pela execução de uma tarefa educativa em benefício dos jovens.

Não é preciso ser um Dr. Sabe Tudo, nem tão pouco um "Super Herói", basta que seja uma pessoa responsável e de boa conduta, pois será um exemplo para os jovens.

 

EU QUERO PARTICIPAR ! O QUE DEVO FAZER ?
Entre em contato com o nosso Grupo. Faça nos uma visita. As nossas atividades acontecem nos sábados à tarde, das 13:30 as 17:30 horas. Na visita você vai conhecer o Grupo e suas atividades, e terá todas as informações necessárias sobre como fazer para ser voluntário ao Movimento Escoteiro.

Venha fazer parte desta aventura!!!

O Grupo Escoteiro Minuano necessita de mais adultos voluntários.